Bem vindo ao blog da Finish Produtora de Santa Maria/RS. 
Nessa página apresentaremos informações sobre nossas prestações de serviços de imagens com drones e cenas aéreas em baixa altitude.
Confira abaixo nossos mais novos jobs!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cada vez mais alto


Imagens de um ângulo único, belas paisagens e novas experiências fazem parte do nosso cotidiano desde 2012, quando nós, da Finish Produtora, começamos a "brincadeira" com essa tecnologia que, desde então, está cada vez mais presente nas produções cinematográficas e nos nossos trabalhos: os drones.
Naquele momento, as cenas aéreas, produzidas no Rio Grande do Sul, somente eram possíveis através da locação de helicópteros ou de pequenos aviões, dos quais era preciso retirar uma das portas, para que a imagens fossem feitas com uma câmera no ombro, o que dificultava ou mesmo inviabilizava muitas situações. A partir dessa dificuldade passamos a cogitar a compra do nosso primeiro drone.
Desta forma, descobrimos que esse equipamento ainda era muito precário e o nosso primogênito teve vida curta, um pouco por deficiência dele e outro tanto por falta de experiência.
Partimos, então, para a aquisição do próximo que também não era acessível financeiramente e tão pouco cumpria o que queríamos. Determinados, iniciamos nós mesmos a montagem de um, pois percebemos que o mercado existente não iria dar conta disso.
Veja o que sobrou do primeiro que montamos:



Depois de algum tempo de dedicação, pesquisa e muitos testes, conseguimos voar com uma GoPro e obter as primeiras imagens estáveis. O próximo passo seria voar com uma DSLR, no caso, a câmera em alta resolução disponível era a 5D. Novamente partimos para a construção e finalmente realizamos no final de 2012 os primeiros voos com esse novo equipamento.


Com resultados já satisfatórios para a época, começaram a aparecer demandas de outras produtoras. Aquilo que era para uso próprio tornou-se um negócio e um dos primeiros trabalhos contratados foi a abertura para o longa-metragem Il Cielo Sopra Di Me, produzido pela Spagetti Filmes.
É preciso apontar que essa tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, tanto que esse ano emblemático de 2012 parece estar situado em algum lugar da pré-história, ou da Idade Média, como queiram.


Logo na sequencia produzimos as cenas aéreas do audiovisual da Stihl, produzido pela Estação Filmes.


No final de 2013 começamos uma longa jornada num dos maiores e mais complexos trabalhos que realizamos, devido à logística de deslocamentos para locações espalhadas por 7 estados do país. Lisonjeados, fizemos as cenas aéreas do Caixa Minha Casa Minha Vida, um trabalho da Stink, produzido pela Guts And Filmes.



Seguimos, dessa forma, pesquisando e atualizando os equipamentos para, por fim, montarmos nossa maior configuração, um drone Octa capaz de voar com câmeras maiores como a Blackmagic 4K e Red Epic.
Rodamos o Brasil todo, no Maranhão fomos até a Parnaíba Gás Natural, produzido pela Homem de Latas Filmes do Rio de Janeiro.

Conhecemos todos as unidades da Tramontina durante a produção do vídeo institucional da empresa novamente pela Estação Filmes.

Outra grande produção que rendeu imagens belíssimas foi a Série Animal, da Accorde Filmes com direção de Paulo Nascimento.
Confira uma das diárias de gravação no making of.



Outro trabalho incrível foi o Mitsubishi Click, produzido pela Zola Filmes de São Paulo, com direção de Rog Souza. Durante uma semana sobrevoamos as lindas paisagens da Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina para em seguida ir para a Chapada Diamantina, na Bahia.




Na Serra do Rio do Rastro também estávamos duranta a produção do internacionalmente premiado filme para a série Discovery Theater, do Discovery Channel, produzido pela Trator Filmes, com direção de Lua Voigt.




Seguindo na linha automobilísta, outra grande produção que participamos foi a da nova Família Renault Sandero. Neste trabalho, a adrenalina foi forte! Imagine acompanhar um carro a 70 km/h voando com uma Red Epic Dragon.  Produção da Pródigo Films e direção Caio Ortiz.






Infelizmente não é possível citar todos os trabalhos realizados, apontamos aqui alguns para ilustrar essa história de pioneirismo. Mas para concluir listamos outros dois filmes, duas grandes produções: Coca-Cola Uma Ponte Para Noel, produzido pela Spray Filmes, com direção de Fernando Grostein Andrade; e Duracell Night Bikers, produzido pela Trator Filmes e dirigido por Renato Cabral.




Claro que esta narrativa continua e terá novos capítulos, porque seguiremos nos aprimorando e acompanhando essa evolução. Como já foi dito anteriormente, a história dos drones é muito recente, porém cada vez mais dinâmica. Em breve teremos novidades, fique atento em nossos canais, aqui no Blog, no site e nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário