A Animação 3D dentro da Finish
Frequentemente, aqui na Finish, produzimos trabalhos que envolvem animação em 3D. A cada mês, por exemplo, são produzidas algumas animações para a Rede Super, que utilizam o seu mascote em diferentes situações dependendo do tema estabelecido no roteiro. No caso deste cliente, tais animações são usadas para abrir e encerrar os VTs de ofertas.
Neste post, usaremos como exemplo o VT produzido para o dia dos pais deste ano, explicando brevemente algumas das etapas pelas quais passou este projeto.
Inicialmente, recebemos um storyboard explicando o que deve acontecer na cena. Partindo disso, é produzida uma imagem inicial em 2D, que chamamos de "conceito", ou "concept". Basicamente, esta imagem serve para definir uma aparência geral: cores, objetos, composição... Enfim, é estabelecido o "clima" desejado para a cena.
Usando esta imagem como
referência, é iniciada a etapa de modelagem. O modelo 3D do
personagem principal é sempre reaproveitado, às vezes recebendo um chapéu,
um bigode, ou algum instrumento a ser usado na cena (neste caso, uma
vara de pescar). Outros elementos, como partes do cenário, também são produzidos nesta etapa.
Os objetos poligonais
são então enviados para um software de animação 3D. Após a criação do rig, partimos para a animação em si. Através de um sistema de controladores,
é possível mover e deformar os elementos previamente modelados.
Além disso, neste mesmo software é feita a iluminação da cena e a
texturização das superfícies, tudo para atingir um resultado
visualmente interessante e cativante.
Simultaneamente, são
produzidos os fundos das cenas, que geralmente utilizam-se de um
software de edição de imagens que simula a pintura tradicional. São
"pintadas" diversas camadas separadas de cenário, como
árvores, montanhas, céu, núvens... Desta forma, estes elementos
podem ser posteriormente animados de forma independente.
Com todas as partes que
constituem a cena já prontas, é hora de uní-las em um software de
edição de video. A esta altura do desenvolvimento do projeto, é
comum revisitar algumas das etapas anteriores, a fim de realizar
ajustes, corrigir erros e refinar resultados.
Finalmente, unimos os frames renderizados no 3D e as camadas de cenário em
pintura, adicionamos os efeitos de pós-produção desejados, e enfim
temos o video em sua forma final.
Valeu pessoal e até a próxima!
Marcos Silveira
Que massa o progresso de uma imagem em 2D até a animação em 3D.
ResponderExcluirParabéns.